Cuide de seu dinheiro agora para mais segurança depois

A pandemia trouxe muitas incertezas e mostrou que se reinventar é preciso em diversos setores. O coronavírus ainda causa um cenário que apresenta oscilações, mas é possível viver esse momento com cautela, principalmente, na questão financeira, que foi uma das principais afetadas com a doença.

Cuidar do dinheiro é se precaver contra possíveis imprevistos no cenário atual em que o mundo vive. Uma reserva financeira sempre é positiva e fundamental no momento de crise. Assim, você fica tranquilo (a) para uma emergência. Além disso, não se sabe, exatamente, quando tudo isso vai passar, então, todo cuidado é importante e mostra ainda organização. Quando você poupa o seu dinheiro, além de manter a reserva caso algo aconteça de última hora, você também mantém as suas metas e sonhos para realizar no futuro. Aos poucos, é possível conquistar com responsabilidade. É de extrema importância também que você converse com seu contador, pelo fato de ser o profissional que entende do assunto e atua com precisão na área de finanças.

Quem poupa hoje, realiza amanhã! Isso serve para sair do vermelho, manter as contas e compromissos em dia, investir e ter aquela reserva básica. A dedicação em cuidar do dinheiro começa com a organização das prioridades. Você pode pensar que as economias de hoje não são o bastante, mas elas fazem parte de um plano maior quando você tem a disciplina presente todos os dias. 

Definir metas também é um ponto forte que colabora com a sua organização. No momento em que você tem a sua primeira conquista, a partir dessas metas, e a sensação de que a questão financeira está equilibrada, isso torna-se um motivador. Sempre defina o quanto deseja economizar no mês pensando no que deseja conquistar também. Além de guardar o valor para eventuais emergências, terá a quantia para cumprir aquilo que deseja. 

Poupar o dinheiro pode ser difícil, mas investir e gastar de forma errada ou desnecessária trazem grandes prejuízos. Para reservas de emergências, é importante pensar em algo que tenha uma alta liquidez para que possa retirar o valor sem perder, quando necessário. No caso de poupar para obter valor a longo prazo, poderá escolher opções com baixa liquidez com objetivo de rentabilidade maior já que não será necessário utilizar o valor em curto prazo. 

De qualquer forma, cuidar do dinheiro sempre é o melhor conselho, seja para questões mais urgentes que possam surgir ou para pensar no futuro e realizar. Analise com carinho…poupar evita muitas dores de cabeça ainda mais nesse período de instabilidade.

Dicas para economizar

Confira as dicas que vamos trazer para você cuidar e poupar o seu dinheiro:

  • Corte gastos desnecessários;
  • Quite as dívidas;
  • Incentive o restante da família a poupar;
  • Gaste menos do que você ganha;
  • Utilize uma planilha de gastos;
  • Não deixe as contas vencerem;
  • Pense ‘se tal gasto é necessário’ antes de fazê-lo;
  • Reserve um valor fixo mensal para poupar;
  • Planeje sempre;
  • Cuidado com o cartão de crédito!
  • Poupe dinheiro extra como décimo terceiro salário e dinheiro de férias.

Empresas também precisam manter a saúde financeira

Além das pessoas físicas, as empresas também precisam ter cuidados com o dinheiro na pandemia para manter a saúde financeira em dia. A principal dica é colocar tudo no papel: custos, investimentos, recebidos e gastos. Após essas ações, avaliar as fontes de recursos e desperdícios para que não se repita algum desgaste financeiro nos próximos meses. 

Também é indicado cortar pequenos hábitos como utilização de copos plásticos e impressões desnecessárias. Crie o hábito de verificar no computador as documentações e trabalhos que são possíveis. Incentive os funcionários a terem a sua própria xícara ou copo já que na pandemia é uma das soluções para prevenção e também economia. Foque naquilo que traz retorno positivo para a empresa, sempre!

A equipe da AD Contec atua com experiência no setor e indica que cuidar do dinheiro sempre será a solução para momentos difíceis. Quando a situação financeira está boa e com precaução, você se tranquiliza e consegue vencer os desafios de forma equilibrada. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *